segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dia 31/08: Quincas Berro d'Água (2010)


Nesta sexta-feira, dia 27/08, continuando a série Jorge Amado, o Cinema na Academia apresenta o filme Quincas Berro d'Água.

Baseado no livro A morte e a morte de Quincas Berro d'Água, a comédia apresenta a história de Joaquim Soares da Cunha, respeitável cidadão pai de família e funcionário público, que leva uma vida pacata. Porém, um dia resolve abandonar tudo, tornando-se um boêmio e passando a ser conhecido como Quincas Berro d'Água.

Finalmente, vitima de sua vida de bebedeiras, ele morre, e a família que abandonara decide custear o enterro. Porém, seus amigos de vagabundagem comparecem ao velório, e roubam o corpo para uma última noite de festa pelas ruas da cidade.

Não perca nesta sexta-feira, dia 27/08, esta divertida comédia, no Cinema na Academia!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Dia 17/08: Capitães da Areia (2011)


Nesta sexta, dia 17/08, continuando a Série Jorge Amado no Cinema, em homenagem ao centenário de nascimento deste que é um dos maiores nomes da literatura nacional, Cinema na Academia apresenta o filme Capitães da Areia.

Baseado no livro homônimo, e dirigido por Cecília Amado, neta do autor, o filme nos conta a história de um grupo de meninos, todos pobres e órfãos, que se unem para sobreviver nas ruas da Salvador dos anos 1930. Acompanhamos a vida desses jovens, que vivem de roubos e golpes, se escondendo das autoridades em um galpão abandonado, em que vivem de maneira comunal. De fato, o livro foi alvo de censura e perseguição na época de sua primeira edição (1937), por ser considerada uma apologia ao comunismo.

Nas mãos hábeis de sua neta, vemos os personagens fascinantes construídos por Jorge Amado criarem vida na tela, e não resistimos a acompanhar suas vidas, com suas tramas e reviravoltas.

Não perca, nesta sexta, no Cinema na Academia!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Dia 10/08: Jubiabá (1986)



Nesta sexta-feira, dia 10/08, Cinema na Academia irá apresentar o filme Jubiabá, uma obra franco-brasileira dirigida por Nelson Pereira dos Santos, e com trilha sonora de Gilberto Gil. No elenco, grandes nomes do cinema nacional, como Grande Otelo, Betty Faria e Zezé Motta.

Baseado no livro homônimo, Jubiabá narra o amor interrracial entre a filha rica de um comendador e Antonio Balduíno, negro órfão do morro do Capa-Negro de Salvador, protegido pelo feiticeiro e macumbeiro centenário Jubiabá (Grande Otelo).

Não perca, nesta sexta!