Nesta sexta, dia 04/05, o Cinema na Academia irá exibir um dos grandes clássicos do cinema noir, o filme Pacto de Sangue.
Baseado no livro Double Indemnity, de James M. Cain, o filme conta a história do agente de seguros Walter Neff (Fred MacMurray), que se envolve com a bela e sedutora Phyllis Dietrichson (Barbara Stanwyck). Insatisfeita com seu casamento, ela propõe à Neff um golpe funesto: assassinar o seu marido, de forma que pareça um acidente de trem (para assim ter direito à cláusula "double indemnity", que dobra o valor do seguro em caso de morte acidental), para então fugir e viverem juntos com o dinheiro pago pela companhia de seguros.
O filme ficou famoso e causou polêmica no momento de seu lançamento, por colocar dois personagens amorais como protagonistas, planejando um assassinato friamente e por motivo de ganho pessoal. Basta lembrar que nesta época Hollywood seguia um rígido código de conduta (conhecido como código Hays), que regulava o que podia ou não ser colocado em um filme.
Além disso, a cinematografia do premiado John F. Setz, que se baseou no expressionismo alemão, trouxe para o filme o fantástico uso do contraste entre claro e escluro, e do jogo de sombras:
Outro exemplo do trabalho de Setz foi na cenografia. A criar o contraste entre as áreas externas, filmadas na ensolarada Califórnia, com as cenas internas, filmadas no máximo de sombra, em cenários propositalmente preparados para parecerem "sujos", ele quer nos mostrar a podridão que se esconde por traz de uma bela fachada. A trilha sonora orquestrada, composta por Miklós Rózsa, completa a excelência técnica envolvida na produção deste filme.
Uma curiosidade interessante é que Raymond Chandler, outro dos grandes nomes da literatura de detetive do gênero hardboiled (caracterizado pelo detetive cínico e durão), que deu origem ao romance policial moderno, foi chamado para roteirizar o livro de Cain, junto ao diretor Billy Wilder. Assim, Pacto de Sangue se tornou quase um trabalho conjunto entre dois mestres do roman noir, e Cain veio a afirmar, depois de ver o resultado final, que gostou das alterações (principalmente nos diálogos) introduzidas por Chandler.
Por todas essa razões, não perca, nesta sexta, dia 04/05, o filme Pacto de Sangue, no Cinema na Academia!
Diretor: Billy Wilder
Elenco: Fred MacMurray, Barbara Stanwyck.
Produção: Buddy DeSylva, Joseph Sistrom.
Roteiro: Billy Wilder e Raymond Chandler.
Fotografia: John F. Seitz.
Trilha Sonora: Miklós Rozsa.
Duração: 107 min.
Ano: 1944
País: EUA
Gênero: Noir.
Prêmios: Nomeado para sete Oscars.