Nesta sexta, dia 11/05, o Cinema na Academia irá exibir uma das obras-primas do cinema francês, o filme Cais das Sombras.
Baseado no livro homônimo de Pierre MacOrlan, e dirigido pelo grande Marcel Carné, Cais das Sombras é considerada uma das grandes obras do realismo poético. tendência que predominou no cinema francês nas décadas de 30 e 40. Este estilo, do qual Carné foi um de seus expoentes, se caracterizava pela intensa estilização dos cenários, feitos em estúdio, criando uma realidade artificial e poética. Seus protagonistas são geralmente indivíduos às margens da sociedade, desiludidos com sua vida até o momento da história, quando ganham uma última chance de amor. A atmosfera dos filmes do realismo poético é de amargura, nostalgia e desilusão, condizentes com a situação social e política da França das décadas de 30 e 40.
Cais das Sombra reúne todos esses elementos, contando a história de Jean (Jean Gabin), um desertor do exército colonial francês, que chega ao porto de Le Havre, esperando deixar sua vida para trás e partir em um navio para a America. Entretanto, enquanto aguarda sua oportunidade, acaba se envolvendo com a jovem Nelly (Michele Morgan), e seu violento e possessivo padrasto, Zabel (Michel Simon).
Não perca! Sexta-feira, dia 11/05, no Cinema na Academia!
Ficha Técnica
Diretor: Marcel Carné
Elenco: Jean Gabin, Michele Morgan, Michel Simon.
Produção: Gregor Rabinovitch
Roteiro: Jacques Prévert, Pierre MacOrlan
Fotografia: Eugen Schufftan
Trilha Sonora: Maurice Jaubert
Duração: 91 min.
Ano: 1938
País: França
Gênero: Suspense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário