segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Dia 05/10: O Veredito (The Verdict, 1982)



Em 2012, a Academia Brasileira de Letras comemora o centenário de nascimento do jurista, escritor, jornalista e político Evandro Lins e Silva. O imortal, que ocupou a cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Letras até seu falecimento, em 2002, foi excepcional em suas muitas ocupações, incluindo Procurador-geral da República, ministro do Supremo Tribunal Federal, e ministro das Relações Exteriores. 

No campo da política, foi um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro (PSB), juntamente com Rubens Braga e Joel Silveira, entre outros.

Como escritor, publicou diversas obras, como A Defesa tem a palavra, Arca de Guardados e o Salão dos Passos Perdidos.

Nada mais apropriado, portanto, que o Cinema na Academia homenageie esse que foi um dos grandes nomes da política, literatura e jurisprudência nacional. A partir desta sexta-feira, dia 05/10, daremos inicio à série O Júri em Tela, com o filme O Veredito (1982).

Este clássico, estrelado pelo grande Paul Newman, e baseado no livro de mesmo nome, nos conta a história de Frank Galvin (Newman), um advogado que outrora fora genial e fizera parte de uma das melhores firmas de advocacia de Nova Iorque, mas que agora era um alcoólatra, tendo perdido todos os seus casos recentes. Para ajudá-lo, e por piedade, um amigo lhe passa um caso de erro médico sem dificuldades, pois o hospital processado com certeza iria optar por um acordo com a vítima. Entretanto, sentindo que essa é a sua última chance, Frank decide levar o caso à julgamento, na certeza de que poderá conseguir uma indenização muito maior. O embate entre Frank e os advogados de defesa do hospital, repleto de manobras por baixo dos panos e intriga, irá manter o espectador eletrizado do ínicio ao fim.

Não perca, nesta sexta-feira, dia 05/10, o filme O Veredito, no Cinema na Academia!


CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 ANOS


Ficha Técnica

Gênero: Drama
Duração: 144 Min.
Origem: Estados Unidos
Estreia: 08/12/1982
Direção: Sidney Lumet
Roteiro: Barry Reed
Ano: 1982

Nenhum comentário:

Postar um comentário