segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Dia 26/10: O Sol é Para Todos (To Kill a Mockingbird, 1962)



Nesta sexta, dia 22/10, Cinema na Academia, série O Juri em Tela, apresenta o filme O Sol é Para Todos (To Kill a Mockingbird, EUA, 1962).

Baseado no livro da escritora norte-americana Harper Lee, baseado em suas memórias de infância, a história é contada através do ponto de vista das crianças Scout e Jem, filhos de Atticus Finch (Gregory Peck), um advogado da pequena cidade fictícia de Maycomb, Alabama, na década de 1930.

Atticus é um homem extremamente íntegro, e acredita que todos merecem as mesmas chances. Portanto, quando Tom Robinson (Brock Peters), um homem negro, é acusado de estuprar uma jovem branca , Atticus aceita defende-lo, mesmo sabendo que traria para si e a sua família a hostilidade dos habitantes brancos e racistas de Maycomb.

A atuação poderosa de Peck, no papel do advogado idealista lutando contra todas as chances, lhe rendeu  um Oscar, colocou o personagem Atticus Finch na lista de maiores heróis do cinema, e tornou este filme um dos grandes clássicos do cinema.

Então não perca, dia 22/10, o filme O Sol é Para Todos, no Cinema na Academia!


CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 ANOS


Ficha Técnica

Gênero: Drama
Duração: 128 Min.
Origem: Estados Unidos
Direção: Robert Mulligan
Roteiro: Horton Foote.
Ano: 1962

domingo, 7 de outubro de 2012

Dia 19/10: Julgamento Final (Class Action, 1991)




Dando continuidade à série O Júri em Tela, Cinema na Academia apresenta, no dia 19/10, o filme Julgamento Final.

O pano de fundo do filme é o processo legal contra uma empresa automobilística, devido ao seu último modelo de carro popular. Um número de acidentes fatais teria ocorrido por causa de um defeito estrutural do automóvel, o que o tornaria propenso a explodir ao sofrer impacto. A acusação é de que a empresa tinha consciência do defeito, mas colocou o carro à vendas mesmo assim, esperando obter lucro rápido antes de tirar o carro de linha.

Representando as vítimas encontramos Jebediah Ward (Gene Hackman), um advogado veterano de tendências liberais, que construiu sua carreira defendendo o cidadão comum contra os abusos dos ricos e poderosos, valorizando mais os seus princípios do que os lucros. Entrentanto, Jebediah não deixa de ter suas falhas, como não se preocupar em acompanhar os seus clientes depois de encerrado o caso, e de ter sido infiel à sua esposa no passado.

Já representando a empresa, temos a filha de Jebediah, Margaret (Mary Elizabeth Mastrantonio), que seguiu a profissão do pai mas, por saber que ele traíra sua mãe, escolheu construir sua carreira da maneira oposta, mantendo uma visão conservadora, e trabalhando para uma grande firma de advocacia.

Embora pareça ter, a princípio um caso sólido contra a empresa, Jebediah logo percebe que o julgamento não será fácil, pela presença de sua filha, com a qual tem uma relação difícil, e que é tão competente quanto ele. Mas do que um drama legal, o filme também é um embate entre pai e filha, que irão buscar resolver suas diferenças enquanto defendem seus clientes. 

Um excelente filme, com sólidas atuações de Hackman e Mastrantonio. Não perca, no dia 19/10, em Cinema na Academia!


CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 ANOS


Ficha Técnica

Gênero: Drama
Duração: 109 Min.
Origem: Estados Unidos
Direção: Michael Apted
Roteiro: Carolyn Shelby, Christopher Ames, Samantha Shad.
Ano: 1991

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Dia 05/10: O Veredito (The Verdict, 1982)



Em 2012, a Academia Brasileira de Letras comemora o centenário de nascimento do jurista, escritor, jornalista e político Evandro Lins e Silva. O imortal, que ocupou a cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Letras até seu falecimento, em 2002, foi excepcional em suas muitas ocupações, incluindo Procurador-geral da República, ministro do Supremo Tribunal Federal, e ministro das Relações Exteriores. 

No campo da política, foi um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro (PSB), juntamente com Rubens Braga e Joel Silveira, entre outros.

Como escritor, publicou diversas obras, como A Defesa tem a palavra, Arca de Guardados e o Salão dos Passos Perdidos.

Nada mais apropriado, portanto, que o Cinema na Academia homenageie esse que foi um dos grandes nomes da política, literatura e jurisprudência nacional. A partir desta sexta-feira, dia 05/10, daremos inicio à série O Júri em Tela, com o filme O Veredito (1982).

Este clássico, estrelado pelo grande Paul Newman, e baseado no livro de mesmo nome, nos conta a história de Frank Galvin (Newman), um advogado que outrora fora genial e fizera parte de uma das melhores firmas de advocacia de Nova Iorque, mas que agora era um alcoólatra, tendo perdido todos os seus casos recentes. Para ajudá-lo, e por piedade, um amigo lhe passa um caso de erro médico sem dificuldades, pois o hospital processado com certeza iria optar por um acordo com a vítima. Entretanto, sentindo que essa é a sua última chance, Frank decide levar o caso à julgamento, na certeza de que poderá conseguir uma indenização muito maior. O embate entre Frank e os advogados de defesa do hospital, repleto de manobras por baixo dos panos e intriga, irá manter o espectador eletrizado do ínicio ao fim.

Não perca, nesta sexta-feira, dia 05/10, o filme O Veredito, no Cinema na Academia!


CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 ANOS


Ficha Técnica

Gênero: Drama
Duração: 144 Min.
Origem: Estados Unidos
Estreia: 08/12/1982
Direção: Sidney Lumet
Roteiro: Barry Reed
Ano: 1982