terça-feira, 31 de julho de 2012

Série Jorge Amado no Cinema



Após o sucesso de sua série Literatura Policial, o Cinema na Academia entra em uma nova fase!

Neste ano de 2012, comemoramos o centenário do escritor baiano Jorge Amado (1912-2001). Nada mais justo então, para comemorar a vida e a obra deste que foi um dos maiores nomes da literatura nacional, do que realizar a exibição de uma coletânea das mais alcançadas adaptações de suas obras para o cinema, assim como premiados documentários sobre a trajetória deste autor traduzido para cinquenta línguas.

Portanto, é com grande orgulho que Cinema na Academia exibirá, nos meses de agosto e setembro de 2012, a série Jorge Amado no Cinema!

Iniciando, exibiremos nesta sexta, dia 03/07, o documentário Jorjamado no cinema (1977), do aclamado diretor Glauber Rocha.

Não perca, nesta nova fase do Cinema na Academia!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Dia 27/07: A Sangue Frio (1967)



Nesta sexta-feira, dia 27/07, Cinema na Academia apresenta nada menos que uma eletrizante história de crime e assassinato, baseada em fatos reais!

A Sangue Frio, baseada no livro homônimo de Truman Capote, que lhe rendeu o Prêmio Pulitzer, conta a história de um assalto que deu errado, resultando na morte de quatro membros de uma mesma família, assassinados com frieza pela dupla de ladrões, Richard "Dick" Hickock e Alvin Dewey.

O filme é singular pela forma como é narrado: o filme começa com os dois criminosos sendo presos pela polícia. Toda a trama será contada através de flashbacks, acompanhando o interrogatório e as investigações, em um estilo preto-e-branco que enfatiza a sensação de que o espectador está lá testemunhando os eventos. Outro toque genial é que muitas cenas foram filmadas nos locais reais em que os eventos se desenrolaram, incluindo a casa em que foram cometidos os assassinatos! Com uma produção tão primorosa, não é de se admirar que este filme tenha recebido criticas extremamente positivas na época do seu lançamento, e que tenha sido nomeado para quatro prêmios Oscar: Melhor Diretor, Fotografia, Trilha Sonora e Roteiro Adaptado.

Portanto, não perca, nesta sexta, dia 27/07, mas este clássico na tela do Cinema na Academia!


Ficha Técnica

Título Original: In Cold Blood

Direção: Richard Brooks

Produção: Richard Brooks

Roteiro: Richard Brooks


Música: Quincy Jones

Fotografia: Conrad Fall

Ano: 1967

País: EUA

Gênero: Policial

terça-feira, 17 de julho de 2012

Dia 20/07: A Marca da Maldade (1958)


Nesta sexta, dia 20/07, Cinema na Academia apresenta um dos grandes clássicos do cinema noir, dirigido por ninguém menos que o grande Orson Welles: A Marca da Maldade.

Baseado no livro Badge of Evil, de Whit Masterson, este filme é considerado um dos últimos da chamada fase clássica do cinema noir (décadas de 1940 e 50), e marca o retorno de Welles à Hollywood, após quase uma década trabalhando na Europa, entre 1948 e 1956.

Em A Marca da Maldade, conhecemos a historia do policial mexicano Miguel "Mike" Vargas (Charlton Heston). Em viagem de lua-de-mel aos EUA com sua esposa Susie (Janet Leigh), Vargas é testemunha de um violento crime logo ao cruzar a fronteira: um carro proveniente do México é destruído em uma explosão, matando seus ocupantes.

Percebendo as implicações que o crime poderia causar nas relações entre seu país e os EUA, Vargas decide oferecer seu apoio à investigação. Somos então apresentados à dupla de policiais veteranos Hank Quilan (Orson Welles) e Pete Menzies (Joseph Calleia), heróis locais com uma longa lista de crimes solucionados, que assumem o caso e logo apresentam um suspeito, o jovem Manolo Sanches (Victor Millan), que teria razões pessoais para desejar a morte das vítimas.

Entretanto, acompanhando a investigação, Vargas começa a desconfiar da honestidade dos veteranos policiais, assim como das provas apresentadas. Ele então começa a investigar por contra própria, desenterrando segredos perigosos, que poderão lhe custar o casamento, a carreira, e até mesmo a sua vida.

Não perca, nesta sexta-feira, no Cinema na Academia, mas este clássico do cinema policial!


Ficha Técnica

Título Original: Touch of Evil

Diretor: Orson Welles

Produção: Albert Zugsmith

Elenco: Charlton Heston, Janet Leigh, Orson Welles, Joseph Calleia, Victor Millan.

Roteiro: Orson Welles

Fotografia: Russel Metty

Trilha Sonora: Henry Mancini

Duração: 112 min

Ano: 1958

País: Estados Unidos

Gênero: Policial

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Dia 13/07: O Tiro no Pianista





Nesta sexta, Cinema na Academia apresenta outro clássico do cinema francês: O Tiro no Pianista (Tirez sur le pianiste, 1960).

Dirigido pelo lendário François Truffaut, e baseado no livro Down There, de David Goodis, O Tiro no Pianista é uma peça cinematográfica característica do movimento Nouvelle Vague (Nova Onda), dos anos 1950 e 60. Influenciados pelo Neorealismo Italiano e o cinema clássico de Hollywood, os jovens cineastas desse grupo (dois quais Truffaut foi um dos expoentes), buscavam a ruptura do cinema estilizado que dominou o cinema francês na década de 40, explorando novas técnicas, como longas sequências em movimento, e a total independência de estúdios e cenários. As cenas eram filmadas em locais comuns e reais, gastando-se pouco tempo para montar o equipamento. Vários dos filmes da Nouvelle Vague foram filmados com baixos orçamentos: usando propriedades de amigos como cenários, e escalando amigos como atores e equipe. No geral, esses filmes seguiam temas existencialistas, realçando o individual e a aceitação do absurdo da existência humana.

Neste O Tiro no Pianista, Charles Aznavour é Charlie Kohler/Edouard Saroyan, um pianista clássico que, incapaz de lidar com o suicídio da esposa, abandona sua carreira e vai tocar piano em um bar ordinário do submundo de Paris. A garçonete, Lena (Marie Dubois), se apaixona por Charlie, que por sua vez esconde de todos suas verdadeira identidade. Quando seus irmãos se envolvem com gangasters, Charlie inadvertidamente se vê arrastado pelo caos e é forçado a se reunir com a família que havia abandonado.

Não perca, nesta sexta, dia 13/07, mas este clássico da sétima arte, no Cinema na Academia!



Ficha Técnica

Diretor: François Truffaut

Produção: Pierre Braunberger

Elenco: Charles Aznavour, Marie Dubois.

Roteiro: François Truffaut, Marcel Moussy
Fotografia: Raoul Coutard

Trilha Sonora: Georges Delerue

Duração: 80 min.

Ano: 1960

País: França

Gênero: Policial

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Dia 06/07: Ajuste Final (1990)



Surpresa para os amigos fãs de cinema! Contrariando o anunciado na última sexta aqui no Cinema na Academia, é com prazer que hoje anunciamos uma rodada extra na série Literatura Policial, com o filme Ajuste Final (Miller's Crossing).

Baseado em um clássico do grande Dashiell Hamlet, The Glass Key, Ajuste Final é um filme dos irmãos Joel e Ethan Coen, grandes diretores da nova safra de Hollywood, responsáveis por grandes sucessos de crítica e público, como Fargo (1996), O Grande Lebowski (1998) e Onde os Fracos Não Tem Vez (2007). Em Ajuste Final, podemos ver muitas das características desses irmãos diretores: uma trama complexa e cheia de reviravoltas, mas do que apropriada para um filme noir, assim como uma saudável dose de humor negro.

O filme conta a história de Tom Reagan (Gabriel Byrne), gangster e amigo de longa data de Leo O'Bannon (Albert Finney), chefe político de uma cidade norte-americana durante a Proibição (período entre 1920 e 1933 em que a produção, consumo e venda de bebidas alcóolicas foi proibido em todos os Estados Unidos). O'Bannon mantém um romance com Verna Bernbaun (Marcia Gay Harden), sem saber que ela e Tom têm um caso secreto à anos.

A vida desses personagens irá se complicar quando Johnny Caspar (Jon Polito), um gangster rival no domínio da cidade, decide mandar matar o bookmaker Bernie Bernbaun (John Torturro), irmão de Verna. O'Bannon, ignorando o conselho de Tom, e influenciado por Verna, decide estender sua proteção à Bernie, iniciando assim uma guerra entre as gangues. A partir daí, iremos acompanhar as manobras de Tom para tentar evitar essa guerra, que irá levá-lo à caminhos tortuosos e inesperados, bem ao estilo dos irmãos Coen.

Não perca nesta sexta, dia 06/07, o filme Ajuste Final, no Cinema na Academia!


FICHA TÉCNICA


Diretor: Joel Coen
Produção: Ethan Coen
Elenco: Gabriel Byrne, Albert Finney, Marcia Gay Harden, Jon Polito, John Torturro.
Roteiro: Joel e Ethan Coen.
Fotografia: Barry Sonnenfeld.
Trilha Sonora: Carter Burwell
Duração: 115 min.
Ano: 1990
País: EUA
Gênero: Policial