terça-feira, 17 de julho de 2012

Dia 20/07: A Marca da Maldade (1958)


Nesta sexta, dia 20/07, Cinema na Academia apresenta um dos grandes clássicos do cinema noir, dirigido por ninguém menos que o grande Orson Welles: A Marca da Maldade.

Baseado no livro Badge of Evil, de Whit Masterson, este filme é considerado um dos últimos da chamada fase clássica do cinema noir (décadas de 1940 e 50), e marca o retorno de Welles à Hollywood, após quase uma década trabalhando na Europa, entre 1948 e 1956.

Em A Marca da Maldade, conhecemos a historia do policial mexicano Miguel "Mike" Vargas (Charlton Heston). Em viagem de lua-de-mel aos EUA com sua esposa Susie (Janet Leigh), Vargas é testemunha de um violento crime logo ao cruzar a fronteira: um carro proveniente do México é destruído em uma explosão, matando seus ocupantes.

Percebendo as implicações que o crime poderia causar nas relações entre seu país e os EUA, Vargas decide oferecer seu apoio à investigação. Somos então apresentados à dupla de policiais veteranos Hank Quilan (Orson Welles) e Pete Menzies (Joseph Calleia), heróis locais com uma longa lista de crimes solucionados, que assumem o caso e logo apresentam um suspeito, o jovem Manolo Sanches (Victor Millan), que teria razões pessoais para desejar a morte das vítimas.

Entretanto, acompanhando a investigação, Vargas começa a desconfiar da honestidade dos veteranos policiais, assim como das provas apresentadas. Ele então começa a investigar por contra própria, desenterrando segredos perigosos, que poderão lhe custar o casamento, a carreira, e até mesmo a sua vida.

Não perca, nesta sexta-feira, no Cinema na Academia, mas este clássico do cinema policial!


Ficha Técnica

Título Original: Touch of Evil

Diretor: Orson Welles

Produção: Albert Zugsmith

Elenco: Charlton Heston, Janet Leigh, Orson Welles, Joseph Calleia, Victor Millan.

Roteiro: Orson Welles

Fotografia: Russel Metty

Trilha Sonora: Henry Mancini

Duração: 112 min

Ano: 1958

País: Estados Unidos

Gênero: Policial

Nenhum comentário:

Postar um comentário