segunda-feira, 9 de julho de 2012

Dia 13/07: O Tiro no Pianista





Nesta sexta, Cinema na Academia apresenta outro clássico do cinema francês: O Tiro no Pianista (Tirez sur le pianiste, 1960).

Dirigido pelo lendário François Truffaut, e baseado no livro Down There, de David Goodis, O Tiro no Pianista é uma peça cinematográfica característica do movimento Nouvelle Vague (Nova Onda), dos anos 1950 e 60. Influenciados pelo Neorealismo Italiano e o cinema clássico de Hollywood, os jovens cineastas desse grupo (dois quais Truffaut foi um dos expoentes), buscavam a ruptura do cinema estilizado que dominou o cinema francês na década de 40, explorando novas técnicas, como longas sequências em movimento, e a total independência de estúdios e cenários. As cenas eram filmadas em locais comuns e reais, gastando-se pouco tempo para montar o equipamento. Vários dos filmes da Nouvelle Vague foram filmados com baixos orçamentos: usando propriedades de amigos como cenários, e escalando amigos como atores e equipe. No geral, esses filmes seguiam temas existencialistas, realçando o individual e a aceitação do absurdo da existência humana.

Neste O Tiro no Pianista, Charles Aznavour é Charlie Kohler/Edouard Saroyan, um pianista clássico que, incapaz de lidar com o suicídio da esposa, abandona sua carreira e vai tocar piano em um bar ordinário do submundo de Paris. A garçonete, Lena (Marie Dubois), se apaixona por Charlie, que por sua vez esconde de todos suas verdadeira identidade. Quando seus irmãos se envolvem com gangasters, Charlie inadvertidamente se vê arrastado pelo caos e é forçado a se reunir com a família que havia abandonado.

Não perca, nesta sexta, dia 13/07, mas este clássico da sétima arte, no Cinema na Academia!



Ficha Técnica

Diretor: François Truffaut

Produção: Pierre Braunberger

Elenco: Charles Aznavour, Marie Dubois.

Roteiro: François Truffaut, Marcel Moussy
Fotografia: Raoul Coutard

Trilha Sonora: Georges Delerue

Duração: 80 min.

Ano: 1960

País: França

Gênero: Policial

Nenhum comentário:

Postar um comentário